Como Integrar Plataformas com Outros/Webhooks

Como Integrar Plataformas no Whatsflow Usando Webhooks

Neste artigo, vamos explicar como funciona a integração com Outros/Webhooks no Whatsflow e como você poderá integrar qualquer plataforma, mesmo que não tenha integração direta com o Whatsflow.

O Que é Outros/Webhooks?

Primeiramente, a integração com Outros/Webhooks visa facilitar a comunicação de diversas plataformas. Portanto, você pode enviar dados específicos coletados de um site e enviar diretamente para o Whatsflow, facilitando e otimizando a coleta de informações.

Além disso, com essa funcionalidade permite que você crie a integração da maneira que desejar. Abaixo, contém dicas de como realizar essa integração e as melhores formas de comunicar os dados.

Configurando o Gatilho

Antes de tudo, para utilizar essa integração, é necessário criar um gatilho para integrar com a plataforma. Assim, siga os passos abaixo para realizar a criação:

1 – Acesse Automações e Clique em “Adicionar Gatilho de Entrada”
Adicionar Gatilho de Entrada
2 – Em Seguida, Clique em “Integração com um Sistema” e Preencha os Dados do Gatilho
Integração com um sistema
Campo Descrição
Quando Essa Automação Será Ativada Opção Para Receber WebHooks de Terceiros.
Qual Robô Será Utilizado Na Automação:* Automação Para Enviar Mensagens Recebidas.
Dispositivo(s):* Dispositivo Para Enviar a Mensagem da Automação.
Quando as Mensagens Devem ser Enviadas? Ação Para Enviar as Mensagens Para o Contato
Selecione a Plataforma:* Escolha a Plataforma da Qual Receberá o WebHook.
Selecione a Ação:* Ação Específica da Plataforma, com os Parâmetros.
Selecione ou Crie o Produto:* Nome do Produto Para Identificação e Separação na URL.
3 – Salve o Link Criado

Em conclusão, o sistema irá gerar um link exclusivo para adicionar na plataforma que você deseja integrar.

Salvar link criado

Como o Whatsflow Trata os Dados Recebidos?

Ao fazer essa integração com plataformas, é necessário configurar o link de integração com o Telefone do Contato, conforme os exemplos abaixo:

1. Inclusão do Telefone na URL:
  • Exemplo:
    https://automacoes.pro/439999999999->Telefone do cliente

Ou, utilizando um parâmetro para indicar onde buscar o telefone:

  • Exemplo:
    https://automacoes.pro/parametroTelefone


Dessa forma, o sistema realizará uma busca nos parâmetros fornecidos, identificando qual deles deve ser utilizado como número de telefone.

2. Envio de Parâmetros para a Automação:

Os parâmetros enviados para a automação seguem um formato específico. Se houver um array de parâmetros, um “_” é adicionado entre eles, conforme ilustrado no exemplo abaixo: 

				
					"contact": {
    "id": "9a2dbc11-ce21-4439-ae75-62a2c21275dc",
    "name": "teste Silva testes",
    "doc": "05678205480",
    "phone_number": "82999827790",
    "phone_local_code": "55",
    "address": "Rua Manoel Sampaio",
    "lead": {
        "first_tracking": {
            "id": "97fbcd71-b0fc-4b66-b6ae-128d92cfd079",
            "name": "teste param",
            "publisher": "",
            "tracked_at": "2022-12-22T20:25:15Z",
            "type": "form"
        },
        "last_tracking": {
            "id": "97fc9b3c-2ca5-493c-92bf-09cd7057dfc8",
            "name": "teste param"
        }
    }
}

				
			

O envio desses parâmetros para a automação segue o formato apresentado a seguir: 

				
					"contact_id": "9a2dbc11-ce21-4439-ae75-62a2c21275dc",
"contact_name": "teste Silva testes",
"contact_doc": "05678205480",
"contact_phone_number": "82999827790",
"contact_phone_local_code": "55",
"contact_address": "Rua Manoel Sampaio",
"contact_lead_first_tracking_id": "97fbcd71-b0fc-4b66-b6ae-128d92cfd079",
"contact_lead_first_tracking_name": "teste param",
"contact_lead_first_tracking_publisher": "",
"contact_lead_first_tracking_tracked_at": "2022-12-22T20:25:15Z",
"contact_lead_first_tracking_type": "form",
"contact_lead_last_tracking_id": "97fc9b3c-2ca5-493c-92bf-09cd7057dfc8",
"contact_lead_last_tracking_name": "teste param"

				
			

É importante notar que ambos os códigos apresentados – o que é enviado e o que é recebido – são essenciais para garantir a integridade da comunicação entre os sistemas envolvidos.

Esta abordagem oferece uma flexibilidade significativa na manipulação e automação dos dados de contato, permitindo adaptações precisas às exigências específicas do sistema em questão.

Consultar Parâmetros Enviados

Antes de implementar a integração com outra plataforma, recomendamos fazer testes e consultar os parâmetros que estão sendo enviados.

Contudo, para consultar os testes temos um Report onde os parâmetros recebidos ficam localizados, como mostra a imagem abaixo:

Report das integrações no Whatsflow

Em conclusão, ao fazer essa integração você pode enviar uma mensagem para o time de Suporte do Whatsflow e solicitar o link do Report específico da sua conta.

Solução de Problemas

Se acaso surgir alguma dúvida sobre como “Integrar Plataformas no Whatsflow Usando Webhooks“, sinta-se à vontade para nos enviar uma mensagem no suporte.
Assim, envie-nos sua mensagem para (55) 43 9634-5646.

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