Neste artigo, vamos explicar como funciona a integração com Outros/Webhooks no Whatsflow e como você poderá integrar qualquer plataforma, mesmo que não tenha integração direta com o Whatsflow.
O Que é Outros/Webhooks?
Primeiramente, a integração com Outros/Webhooks visa facilitar a comunicação de diversas plataformas. Portanto, você pode enviar dados específicos coletados de um site e enviar diretamente para o Whatsflow, facilitando e otimizando a coleta de informações.
Além disso, com essa funcionalidade permite que você crie a integração da maneira que desejar. Abaixo, contém dicas de como realizar essa integração e as melhores formas de comunicar os dados.
Configurando o Gatilho
Antes de tudo, para utilizar essa integração, é necessário criar um gatilho para integrar com a plataforma. Assim, siga os passos abaixo para realizar a criação:
1 – Acesse Automações e Clique em “Adicionar Gatilho de Entrada”

2 – Em Seguida, Clique em “Integração com um Sistema” e Preencha os Dados do Gatilho

Campo | Descrição |
---|---|
Quando Essa Automação Será Ativada | Opção Para Receber WebHooks de Terceiros. |
Qual Robô Será Utilizado Na Automação:* | Automação Para Enviar Mensagens Recebidas. |
Dispositivo(s):* | Dispositivo Para Enviar a Mensagem da Automação. |
Quando as Mensagens Devem ser Enviadas? | Ação Para Enviar as Mensagens Para o Contato |
Selecione a Plataforma:* | Escolha a Plataforma da Qual Receberá o WebHook. |
Selecione a Ação:* | Ação Específica da Plataforma, com os Parâmetros. |
Selecione ou Crie o Produto:* | Nome do Produto Para Identificação e Separação na URL. |
3 – Salve o Link Criado
Em conclusão, o sistema irá gerar um link exclusivo para adicionar na plataforma que você deseja integrar.

Como o Whatsflow Trata os Dados Recebidos?
Ao fazer essa integração com plataformas, é necessário configurar o link de integração com o Telefone do Contato, conforme os exemplos abaixo:
1. Inclusão do Telefone na URL:
- Exemplo:
https://automacoes.pro/439999999999->Telefone do cliente
Ou, utilizando um parâmetro para indicar onde buscar o telefone:
- Exemplo:
https://automacoes.pro/parametroTelefone
Dessa forma, o sistema realizará uma busca nos parâmetros fornecidos, identificando qual deles deve ser utilizado como número de telefone.
2. Envio de Parâmetros para a Automação:
Os parâmetros enviados para a automação seguem um formato específico. Se houver um array de parâmetros, um “_” é adicionado entre eles, conforme ilustrado no exemplo abaixo:
"contact": {
"id": "9a2dbc11-ce21-4439-ae75-62a2c21275dc",
"name": "teste Silva testes",
"doc": "05678205480",
"phone_number": "82999827790",
"phone_local_code": "55",
"address": "Rua Manoel Sampaio",
"lead": {
"first_tracking": {
"id": "97fbcd71-b0fc-4b66-b6ae-128d92cfd079",
"name": "teste param",
"publisher": "",
"tracked_at": "2022-12-22T20:25:15Z",
"type": "form"
},
"last_tracking": {
"id": "97fc9b3c-2ca5-493c-92bf-09cd7057dfc8",
"name": "teste param"
}
}
}
O envio desses parâmetros para a automação segue o formato apresentado a seguir:
"contact_id": "9a2dbc11-ce21-4439-ae75-62a2c21275dc",
"contact_name": "teste Silva testes",
"contact_doc": "05678205480",
"contact_phone_number": "82999827790",
"contact_phone_local_code": "55",
"contact_address": "Rua Manoel Sampaio",
"contact_lead_first_tracking_id": "97fbcd71-b0fc-4b66-b6ae-128d92cfd079",
"contact_lead_first_tracking_name": "teste param",
"contact_lead_first_tracking_publisher": "",
"contact_lead_first_tracking_tracked_at": "2022-12-22T20:25:15Z",
"contact_lead_first_tracking_type": "form",
"contact_lead_last_tracking_id": "97fc9b3c-2ca5-493c-92bf-09cd7057dfc8",
"contact_lead_last_tracking_name": "teste param"
É importante notar que ambos os códigos apresentados – o que é enviado e o que é recebido – são essenciais para garantir a integridade da comunicação entre os sistemas envolvidos.
Esta abordagem oferece uma flexibilidade significativa na manipulação e automação dos dados de contato, permitindo adaptações precisas às exigências específicas do sistema em questão.
Consultar Parâmetros Enviados
Antes de implementar a integração com outra plataforma, recomendamos fazer testes e consultar os parâmetros que estão sendo enviados.
Contudo, para consultar os testes temos um Report onde os parâmetros recebidos ficam localizados, como mostra a imagem abaixo:

Em conclusão, ao fazer essa integração você pode enviar uma mensagem para o time de Suporte do Whatsflow e solicitar o link do Report específico da sua conta.
Solução de Problemas
Se acaso surgir alguma dúvida sobre como “Integrar Plataformas no Whatsflow Usando Webhooks“, sinta-se à vontade para nos enviar uma mensagem no suporte.
Assim, envie-nos sua mensagem para (55) 43 9634-5646.